domingo, 21 de novembro de 2010

A CRUCIAL NECESSIDADE DO ARREPENDIMENTO


“Se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lucas 13.3).

À primeira vista, este versículo parece rude e severo. Posso imaginar alguns dizendo: “Isto é o evangelho? Estas são as boas notícias? São as boas novas sobre as quais falam os pastores? É um discurso árduo, quem o pode suportar?” (cf. Jo 6.60).

No entanto, de quem eram os lábios que proferiram estas palavras? Elas vieram dos lábios dAquele que nos ama com um amor que excede todo entendimento, o próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus. Foram ditas por Aquele que nos amou tanto, que deixou o céu, desceu à terra, viveu de modo pobre e humilde durante 33 anos, por nossa causa; foi à cruz, morreu e foi sepultado por nossos pecados. As palavras que vieram de lábios como esses têm de ser, com certeza, palavras de amor.

Afinal de contas, há maior prova de amor do que avisar um amigo quanto ao perigo vindouro? O pai que vê seu filho caminhando em direção à beira de um precipício e, quando o vê, grita fortemente: “Pare, pare!”, não é um pai que ama o filho? A mãe carinhosa que vê sua criança a ponto de ingerir algo venenoso e clama intensamente: “Pare, pare! Largue isso!“, não é uma mãe que ama o filho? É a indiferença que deixa as pessoas sozinhas e permite que continuem seguindo o seu caminho. O amor, amor compassivo, adverte e ergue o clamor de alerta. O grito de “Fogo! Fogo!”, à meia-noite, pode, às vezes, arrancar uma pessoa de seu sono – de modo rude, desagradável, severo. Mas, quem reclamaria se tal grito fosse o meio de salvar a vida daquela pessoa? As palavras “se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” podem, à primeira vista, parecer severas e rudes. Contudo, são palavras de amor e podem ser o meio de livrar do inferno almas preciosas.

Consideremos agora a necessidade de arrependimento. Por que o arrependimento é necessário? O versículo citado no início deste artigo mostra claramente a necessidade de arrependimento. As palavras de nosso Senhor Jesus Cristo são claras, enfáticas e distintas: “Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”. Todos, todos, sem exceção, necessitam de arrependimento para com Deus. O arrependimento não é necessário somente para bêbados, ladrões, assassinos, adúlteros, fornicadores e encarcerados. Não. Todos os nascidos da descendência de Adão – todos, sem exceção – precisam de arrependimento para com Deus. A rainha no trono, o pobre que trabalha em seu ofício, o rico em sua sala de visitas, a empregada na cozinha, o professor de ciências na universidade, o jovem pobre e ignorante que trabalha no arado – todos precisam, por natureza, de arrependimento. Todos são nascidos em pecado; todos necessitam arrepender-se e converter-se, se desejam ser salvos. Todos precisam ter seu coração mudado quanto ao pecado. Todos têm de se arrepender e crer no evangelho. “Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mt 18.3). “Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.”

O que torna necessário o arrependimento? Por que Deus usa uma linguagem tremendamente forte a respeito desta necessidade? Por que o arrependimento é necessário?

(a) Primeiramente, sem arrependimento não há perdão dos pecados. Ao dizer isso, tenho de guardar-me de mal-entendido. Peço-lhe enfaticamente que não me entenda erroneamente: lágrimas de arrependimento não removem pecados. Dizer que elas o fazem é teologia errada. Remover pecados é uma competência e uma obra exclusiva do sangue de Cristo. A contrição não produz qualquer expiação de pecado. Dizer que ela o faz é teologia pervertida. Nossa melhor contrição tem defeitos suficientes para nos lançar no inferno. “Somos reputados justos diante de Deus somente por causa de nosso Senhor Jesus Cristo, pela fé, e não por nossas obras ou merecimentos”,1 não por nosso arrependimento, santidade, caridade aos pobres ou qualquer coisa desse tipo. Tudo isso é verdade. Contudo, não é menos verdade que a pessoa justificada sempre se arrepende e que um pecador perdoado sempre será uma pessoa que lamenta e abomina seus pecados.

Em Cristo, Deus está disposto a receber homens rebeldes e dar-lhes paz, se vierem a Ele, em nome de Cristo, não importando quão ímpios tenham sido. Contudo, Deus exige, com justiça, que o rebelde deponha suas armas. O Senhor Jesus Cristo está disposto a ter compaixão, perdoar, dar alívio, purificar, lavar, santificar e preparar para o céu. Todavia, Ele deseja ver o homem odiando os pecados para os quais deseja obter perdão. Se quiserem, alguns homens podem chamar isso de “legalidade”. Se lhes agrada, que o chamem de “servidão”. Eu fico ao lado das Escrituras. O testemunho da Palavra de Deus é claro, inconfundível. Pessoas justificadas sempre são pessoas penitentes. Sem arrependimento, não há perdão de pecados.

b) Em segundo, sem arrependimento não há felicidade nesta vida. Existem coisas como exultação, entusiasmo, sorrisos e contentamento, enquanto as pessoas desfrutam de boa saúde e têm dinheiro no bolso. Mas essas coisas não são a felicidade inabalável. Há uma consciência em todos os homens; e essa consciência tem de ser satisfeita. Portanto, enquanto a consciência sente que ainda não houve arrependimento do pecado e que este não foi perdoado, ela não terá quietude e não permitirá que a pessoa fique tranqüila em seu íntimo…

c) Em terceiro, sem arrependimento não pode haver adequação para o céu, no mundo por vir. O céu é um lugar preparado, e aqueles que vão ao céu têm de ser um povo preparado. Nosso coração tem de estar em harmonia com as disposições do céu, pois, do contrário, o céu nos será um lugar infeliz. Nossa mente tem de estar em harmonia com a mente dos habitantes do céu, pois, do contrário, a comunhão das pessoas do céu nos seria intolerável… O que você faria no céu, se chegasse lá com um coração que ama o pecado? Com qual dos santos você conversaria? Ao lado de quem se assentaria? Com certeza, os anjos de Deus não entoariam música agradável ao coração daquele que não pode suportar os santos na terra e nunca louva o Cordeiro por seu amor redentor! Com certeza, a companhia dos patriarcas, dos apóstolos e dos profetas não seria satisfação para nenhum homem que agora não lê a sua Bíblia e não se interessa em saber o que os apóstolos e os profetas escreveram. Oh! não! Não! Não haveria felicidade no céu, se chegássemos ali com um coração impenitente…

Rogo-lhe, pelas misericórdias de Deus, que guarde no coração as coisas que acabei de dizer e pondere-as bem. Você vive em um mundo de engano, imposição e decepção. Não permita que ninguém o engane quanto à necessidade de arrependimento. Oh! que a igreja professa veja, saiba e sinta (mais do que o faz) a necessidade, a absoluta necessidade do verdadeiro arrependimento para com Deus! Há muitas coisas que não são necessárias. Riquezas e saúde são desnecessárias. Roupas finas não são necessárias. Amigos nobres não são indispensáveis. O favor do mundo é desnecessário. Muitos chegaram ao céu sem essas coisas. Talentos e erudição são dispensáveis. Milhões chegaram ao céu sem essas coisas. Milhares e milhares estão indo ao céu sem elas. Contudo, ninguém chegará ao céu sem o “arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (At 20.21).

Não permita que ninguém o convença de que um sistema de doutrina em que o arrependimento para com Deus não tem lugar de grande proeminência merece ser chamado de evangelho. Não há evangelho, se o arrependimento não é um dos principais elementos. Tal evangelho é do homem, e não de Deus. Procede da terra, mas não do céu. Não é evangelho de maneira alguma. É antinomianismo e nada mais. Enquanto você estiver apegado e preso aos seus pecados, você terá os seus pecados, embora fale o quanto quiser sobre o evangelho. Os seus pecados ainda não estão perdoados. Você pode chamar isso de legalismo, se quiser. Pode dizer, se quiser: “Espero que tudo saia bem no final. Deus é misericordioso, Deus é amor, e Cristo morreu. Espero que irei ao céu no final”. Não, eu lhe digo. Tudo não sairá bem. Você está errado diante de Deus… Está menosprezando o sangue da expiação. Ainda não tem parte ou herança em Cristo. Enquanto você não se arrepender de seus pecados, o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo não é evangelho para sua alma. Cristo é um Salvador do pecado, e não um Salvador paro o homem no pecado. Se um homem quer continuar em seus pecados, chegará o dia em que o misericordioso Salvador lhe dirá: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41).

Não permita que ninguém o engane, levando-o a supor que pode ser feliz neste mundo, sem arrepender-se. Oh! não!… Quanto mais você viver sem arrepender-se, tanto mais infeliz será o seu coração. Quando a velhice lhe sobrevier, e os cabelos grisalhos lhe encherem a cabeça; quando você for incapaz de ir aonde costumava ir e satisfazer-se no que outrora lhe dava prazer, a sua infelicidade e miséria irromperão como um homem armado… Escreva isto nas tábuas de seu coração: sem arrependimento, não há paz!

Espero ver muitas maravilhas no último dia! Desejo ver à direita do Senhor Jesus Cristo alguns daqueles que antes eu temia vê-los à sua esquerda. Verei à sua esquerda alguns do que eu supunha serem bons cristãos e esperava vê-los à direita. Todavia, há algo que, com certeza, não verei: à sua direita não verei nenhum homem que não se arrependeu.

Extraído de “Arrependimento”, no livro Old Paths, reimpresso em inglês por Banner of Truth.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SE DEUS QUISER!!!


PASTOR JOÃO BATISTA - SARA NOSSA TERRA DE SÃO LOURENÇO
Leitor, você já notou como a gente muitas vezes usa a expressão “SE DEUS QUISER…”? Essa expressão é usada tanto por cristãos como por incrédulos. Alguns cristãos até dizem “se for da vontade de Deus…” Porem, como homens regenerados, como filho legítimo de Deus; precisamos de fato conhecer Sua vontade. Afinal, que é que Deus realmente quer?

A vontade de Deus é unir-se organicamente com o homem, para que o plano eterno Dele seja cumprido. Geralmente estamos habituados a diminuir e a subestimar a vontade de Deus: É a vontade de Deus que eu vá a tal lugar? É a vontade de Deus que eu procure um médico? É a vontade de Deus que eu procure um emprego? Nós nunca conseguimos esquecer de nós mesmo quando mencionamos a vontade de Deus! Sempre vislumbramos a vontade de Deus sob o ponto de vista terreno, a partir de nós mesmo e nossa situação atual. Todas essas coisas não podem equiparar-se à vontade de Deus! A vontade Dele é grandiosa e elevada! Ela cumpre um grande plano, o plano eterno de Deus.

O livro de Efésios revela-nos o desejo do coração de Deus e Seu plano. Todas as obras no universo são segundo a sua vontade e para cumprimento de Seu plano. Então se você quer entender a vontade de Deus, o pré-requisito é que deve conhecer Seu plano eterno. Quando temos clareza sobre estas questões, estamos qualificados, então, a tocar a vontade de Deus e verificar qual a sua vontade para nós hoje. Infelizmente muitos ignoram o que Deus está fazendo neste universo, o grande arranjo de Deus na terra. Tudo que fazemos e pedimos é para nós mesmo, ignorando a vontade de Deus. Para entendermos a vontade de Deus, o problema básico que devemos resolver, é perceber que Deus, a quem pertencemos e servimos, tem um plano grandioso no universo. Ele deseja que nós possamos edificar o Corpo de Cristo. Assim, quando ocupamos com os nossos negócios, estudos ou qualquer outra coisa, é para que esse plano seja cumprido.

Portanto, leitor, cada um de nós devemos perguntar: O que peço e o que faço, coopera com a vontade de Deus! Embora até mesmo, buscar o crescimento espiritual, fazer boas obras, más sem conhecer a vontade de Deus, teremos um pouco do desfrute Dele, mas teremos pouco da vontade de Deus. Portanto todas as vezes que perguntarmos se algo é a vontade de Deus, devemos ficar atento se vai ou não cooperar com a vontade de Deus, não podemos confundir, cuidado de Deus para a nossa vida diária com a VONTADE DE DEUS.

Deus tem uma só vontade, que Seu plano eterno seja cumprido na terra, e para isso Ele conta conosco. Deus no homem, dominando e reinando na terra (segundo a Sua vontade).

Pr. Batista

IGREJA SARA NOSSA TERRA REÚNE PASTORES E LÍDERES PARA APRESENTAR OS PROJETOS PARA 2011

Igreja Sara Nossa Terra, através do Bispo Jaime e sua esposa da cidade de Itajubá, reuniu dezenas de Pastores e Líderes na na igreja da linda cidade de Poços de Caldas. Ali foram apresentadas as metas da Igreja para todo o ano de 2011, campanhas, celebrações etc. Também foi realizado um grande louvor e uma bela pregação da Bispa , esposa do Bispo Jaime. Tudo foi realizado num clima contagiante de amizade e união dos irmãos das Igrejas Sara Nossa Terra do Sul de Minas, notado em cada olhar e cada gesto. São Lourenço esteve representado pelo Pastor Dirigente João Batista. Vejam nas fotos com foi: Bispo Jaime de Itajubá coordenando os trabalhos.



Pastor João Batista da Sara Nossa Terra de São Lourenço.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO NO CRENTE

JAIME TEIXEIRA DE ANDRADE FILHOEm (1 Co 2.9-12 ) Lemos: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus não revelou pelo Espírito; até mesmo as profundezas de Deus.... as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo e sim o Espírito que vem de Deus,para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Como Provar a Realidade de Deus?
Em meios naturais não se pode provar a existência de Deus, como na matemática, ou uma realidade química cujos resultados são sempre os mesmos. Agora, quanto à realidade de Deus, só podemos nos apropriar pela fé, procurando-O pelos rastros que Ele mesmo deixou em nossa alma. Para isto temos a potente e constante operação do Espírito Santo que em nós habita.

Espírito Santo a Chave da Revelação de Deus

A Palavra de Deus afirma: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. (Rm 8.16,26, 27).

A bíblia apresenta o Espírito Santo como o “... Espírito da verdade...” (Jo 16.13). Isto basta! Aqui temos a declaração de que o testemunho do Espírito é verdadeiro. Ora, se Deus não fosse real, como iria o Espírito levar-nos a crer que somos filhos do abstrato ou inexistente?

Deus é invisível, mas não irreal. Deus é Espírito, mas não inexistente. O crente pode senti-lo.

Deus existe. Deus é real. Este é o testemunho infalível e superior dado pelo Espírito Santo que mora no coração do salvo.

PREGAÇÕES DO OBREIRO JAIME TEIXEIRA DE ANDRADE FILHO NA CIDADE DE SÃO LOURENÇO

PREGAÇÕES DO OBREIRO JAIME TEIXEIRA DE ANDRADE FILHO NA CIDADE DE SÃO LOURENÇO

TIVE A SATISFAÇÃO DE PREGAR NAS IGREJAS CONGREGACIONAL, QUE TEM COMO DIRIGENTE O PASTOR BENONI E NA IGREJA SARA NOSSA TERRA, INICIANDO A CAMPANHA DE 9 TERÇA FEIRA SOBRE MILAGRES. A SARA NOSSA TERRA TEM COMO DIRIGENTE O PASTOR JOÃO BATISTA. PELA GLÓRIA DE NOSSO PODEROSO DEUS FOI UMA BENÇÃO. MINHA ESPOSA ROSY TAMBÉM LOUVOU AO SENHOR NA IGREJA CONGREGACIONAL. OBRIGADO JESUS!!! VEJAM COMO FOI: